Sua visão



Uso de lentes com proteção UV

Os danos na pele causados pela incidência dos raios ultravioleta já são mais do que conhecidos da população, agora os efeitos nocivos aos olhos não são tão comentados. Deve ser tarefa das pessoas e entidades legais ligadas a saúde alertar à sociedade sobre os riscos relacionados a exposição dos olhos aos raios ultravioleta e propor formas de prevenção, com utilização de óculos com lentes que tenham proteção efetiva.

Deve-se também explicar aos usuários, que óculos com lentes escuras, não significa proteção aos olhos, somente serão eficazes os óculos cujas lentes tiverem tratamento comprovado de proteção contra os raios ultravioletas, caso contrário, os dados são ainda maiores, pois o olho humano nu realiza uma certa proteção com a diminuição da pupila, o que não acontece com as lentes escuras sem proteção UV, que enganam o olho. Podemos ter uma lente transparente com total proteção contra os raios ultravioletas.

Os problemas ocasionados pela radiação solar, vão desde queimaduras, a fotoceratite, dolorosa e que requer tratamento imediato, como a longo prazo, o aparecimento da catarata, por excesso de exposição aos raios solares. A catarata é a maior causa de cegueira no Brasil.

Salientamos também que em dias nublados, existe a incidência de raios ultravioleta por isso a importância do uso dos óculos solares em todas as estações do ano, sempre que estivermos expostos a luminosidade solar.

A tecnologia de proteção está avançada nesta área, hoje já temos, inclusive, para quem está adaptado as lentes de contato, produtos nesta linha com proteção uv.

Compartilhe