Sua visão



Cuidados os seus óculos – certo e errado

Eles são feitos de materiais orgânicos, que levam em muitos casos tratamentos, como anti-risco, coloração, antirreflexo entre outros. As armações em plástico, metal ou óculos onde as armações são presas na lente com parafusos, requerem atenção para terem maior durabilidade.  Nem mesmo os mais rigorosos e resistentes tratamentos ou materiais de lentes e armações não suportam o mau uso de alguns usuários de óculos. Lembre-se:

“OS ÓCULOS FORAM FEITOS PARA ESTAREM NO ROSTO OU NA EMBALAGEM ADEQUADA QUANDO NÃO ESTIVEREM SENDO UTILIZADOS”

Cuidados principais: CERTO E ERRADO

1 – Lavar: CERTO – Não tenha medo de LAVAR com sabonete líquido e água corrente, tanto os de metal quanto os de materiais plásticos. A higienização dos óculos não estraga os materiais, ao contrário, torna-os mais duráveis, pois retira resíduos do suor, de creme, maresia, maquiagem, pintura de cabelo, gordura da cozinha e outros.

2 – Secar: CERTO – Após uma lavagem utilize lenço de papel macio e seque bem os óculos,

3 – Usar a flanela que acompanha os óculos- ERRADO, estes painhos são para proteger e não limpar. Se não puder lavar, utilize lenços especiais para lentes, os chamados panos mágicos feitos em fibras especiais (também utilizadas para aparelhos touch, como os smartphones ou TVs) ou use líquidos especiais para limpeza de lentes (compradas nas óticas) junto com um lenço de papel.

4 – Nunca limpe a seco: CERTO – A limpeza a seco danifica as lentes com micro abrasões que com o tempo tornam-se arranhões que irão atrapalhar a visão.

5 – Painel do carro ou porta luvas. ERRADO – o calor dentro do carro mesmo na caixa pode danificar os materiais.

6 – Cabeça: ERRADO – a cabeça não foi feita para colocar os óculos, com o tempo e o calor vai deformando as armações fazendo com que fique torta, caia ou afrouxe as lentes e as mesmas podem cair.

7 – Crianças e mascotes longe:                CERTO-  Deixe seus óculos fora do alcance de crianças e animais de estimação, são os maiores destruidores de óculos.

8 – Empréstimos nunca: ERRADO – Você emprestaria sua escova de dentes? Pense nos seus óculos da mesma forma. Eles foram feitos especiais para você. Mesmo que alguém tenha o seu grau, não terá as suas medidas, entre elas a Distância Naso-pupilar (DNP), você não estará ajudando e sim prejudicando a si e a outrem, pois pode estragar seus óculos e piorar a visão de quem pegou emprestado.

Compartilhe